Você sabe o que é nanotecnologia?

Tempo de leitura: 1 minuto

A nanotecnologia é a ciência que manipula átomos e moléculas.

Essa tecnologia atua no desenvolvimento e criação de materiais, componentes e processos através da reestruturação atômica.

nanotecnologia

O objetivo desta tecnologia é elaborar estruturas estáveis e melhores que sua forma “natural”. Isso porque os elementos se comportam de maneira diferente em nanoescala.

A nanotecnologia tem sido utilizada em diversas áreas de pesquisa como medicina, biologia, ciências, eletrônica, física, química, engenharia de materiais e ciência da computação.

Unidade de medida

O nanômetro (nm) é uma unidade de medida que equivale à bilionésima parte de um metro.

nanotecnologia

Assim, uma comparação possível da escala nanométrica é a relação entre o planeta Terra, uma bola de futebol e uma molécula de carbono 60, conhecida como “buckyball”.

A Terra é aproximadamente cem milhões de vezes maior que uma bola de futebol, que é aproximadamente cem milhões de vezes maior que uma molécula de “buckyball”.

Veja no exemplo abaixo:

nanotecnologia

A nanotecnologia não é uma ciência nova, sendo assim, o mundo natural contém vários exemplos de estruturas nanométricas.

Porém, atualmente, várias ferramentas sofisticadas foram desenvolvidas, contribuindo para o estudo e a manipulação da matéria em escala nanométrica, afetando nosso entendimento sobre o mundo nanoscópico.

 

A seguir, seguem alguns exemplos de nanotecnologia que já fazem parte de nosso dia a dia:
  • setor energético (semicondutores, baterias minúsculas, mas com carregamento veloz);
  • campo tecnológico (celulares, chips e computadores cada vez mais rápidos e menores);
  • setor têxtil (tecidos impermeáveis, resistentes à sujeira, fungos e bactérias);
  • medicina (tratamento de doenças e produção de medicamentos).

nanotecnologia

Conclusão:

A nanotecnologia possibilita a criação potencial de coisas a partir do menor elemento, usando ferramentas cada vez mais sofisticadas para colocar cada átomo e molécula no lugar desejado.

Sendo assim, espera-se que a engenharia molecular provoque uma nova revolução industrial, trazendo importantes consequências sociais, econômicas, ambientais e militares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *