4 patologias que um colchão inadequado pode causar à sua saúde

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe se está dormindo em um colchão inadequado?

Sabemos que dormir bem é fundamental para a manutenção de nossa saúde, assim como para uma boa qualidade de vida. Por esse motivo, o local onde descansamos deve ser escolhido com cuidado, uma vez que pode impactar a nossa vida de forma positiva ou negativa.

A qualidade de sono vai determinar como será o seu dia a dia, por isso a importância de prestar atenção em detalhes como temperatura e iluminação do quarto e, principalmente, a qualidade do colchão onde você dorme.

Um colchão inadequado pode ser responsável por algumas patologias que prejudicam muito a sua saúde. São elas:

Problemas de coluna e dores musculares

4 patologias que um colchão inadequado pode causar à sua saúde

Um colchão ruim – mole ou duro demais – pode alterar o posicionamento de nossa coluna enquanto dormimos, causando problemas estruturais, que podem provocar dores na coluna e irradiar para outras regiões ósseas e musculares.

Para prevenir doenças ainda mais graves nessa região do corpo, a melhor estratégia é trocar o seu colchão por outro de melhor qualidade, garantindo não apenas uma saúde melhor, mas um bem-estar cognitivo, emocional e psíquico.

Doenças cardiovasculares

4 patologias que um colchão inadequado pode causar à sua saúde

O período de sono é essencial não apenas para recarregar as energias e a disposição no dia seguinte. É importante para regular o nosso sistema imunológico e o funcionamento de nosso sistema cardiovascular.

Enquanto dormimos, liberamos hormônios para o nosso corpo, permitindo que o nosso coração e o nosso sistema circulatório trabalhem melhor, diminuindo o risco de incidências de doenças cardiovasculares.

Pessoas que dormem menos de 6 horas por noite apresentam risco maior de sofrerem infarto, derrame e hipertensão arterial. O sono é a hora em que o coração repousa e a pressão arterial e o volume de sangue circulante diminuem.

Por isso, o tempo de descanso ideal para uma pessoa adulta é entre 7 e 9 horas de sono.

Crises de ansiedade

4 patologias que um colchão inadequado pode causar à sua saúde

Uma noite mal dormida pode afetar diretamente o nosso sistema cerebral.

Além da sensação de cansaço e irrealidade, podemos sentir dores de cabeça e tontura, e nossa atividade mental pode ficar mais lenta.

Por esse motivo, pessoas que dormem mal estão mais propensas a desenvolver problemas de concentração e quadros de depressão e ansiedade, enxaqueca, aumento da pressão arterial, irritação, problemas de memória e até alucinações e crises psicóticas.

Quadros alérgicos

4 patologias que um colchão inadequado pode causar à sua saúde

Um colchão inadequado pode ser caracterizado por:

– Estruturas frágeis que não sustentam o corpo de forma adequada

– Superfície suja, rasgada, desnivelada e com depressões que podem causar vários problemas na coluna

– Superfície sem a devida conservação e higienização, com mofo, sujeiras, ácaros, fungos e resíduos

Tudo isso pode acarretar graves problemas respiratórios e alérgicos, como dermatite atópica, urticária, asma e rinite. Isso acontece devido aos excrementos produzidos pelos ácaros. Sendo assim, é imprescindível manter seu colchão sempre limpo e dentro do prazo de validade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *